Livro de Visitas

Data: 16-05-2018

De: Joaquim Ramalho

Assunto: Mat-Seg Cripto / Maio 1978 BRT

No meu tempo a guerra já só foi de esferográficas e máquina de escrever , 3 mêses e 1/2 de recruta especialidade e escola de cabos seguidos de mais 12 de "trabalho" a "sério" na CHERET/ Sta Apolónia ,ao nível do "salário". Anda por aí malta que tenha "sofrido" o mesmo "sacrifício" na mesma época ?

Responder

—————

Data: 13-05-2018

De: Carlos Ferreira (Conde)

Assunto: BRT - Murfacém - 1977/78

Eu também fui Cripto/Operador de Reconhecimento de Transmissões e Chefe de Equipa do PERBOLRAD.
Um abraço a todos!

Responder

—————

Data: 06-10-2017

De: José joaquim Barbosa Martins Novo

Assunto: Operadores Criptos do ano 1964

Fiz a minha recruta na Serra da Carregueira no 1963, e transferido para a Trafaria logo após o juramento de Bandeira para o RAC onde fiz a minha especialidade, e que quando o meu curso fui fazer um mês de estágio ao Quartel General de Évora, concluído este, fui gozar dez dias de licença, para depois embarcar no Navio ÍNDIA para a Guiné integrado no Agrupamento Nº17 sediado em BOLAMA durante vinte e dois meses regressando no NAVIO UIGE.
Foi DURO porque trabalhávamos vinte e quatro horas sob vinte quatro horas com apenas um dia de folga na semana onde todos os dias cifrávamos decifrávamos














































15000/20000 GRUPOS de cinco letras como todos os meus Amigos muito sabem como eram essas coisas!!!
Entretanto a nossa missão era descongestionar o Quartel General em termos Operacionais para uma maior rentabilidade e rendibilidade na forma e num menor espaço de tempo possível para que não fosse defraudado o apoio logístico de informações a todo o Sector Sul da Guiné.
O nosso maior Sacrifício era quando chegava a noite devido às condições Atmosféricas que dificultavam fortemente a operacionalidade dos Radiotelegrafistas que ficavam numa situação deveras muito difícil na Recepção das mensagens, e sempre que conseguissem alguma elas vinham com alterações de letras nos conjuntos onde tínhamos que mandar rectificar às vezes uma quantidade enorme de Grupos umas atrás das outras porque aquilo não dava certo e quando chegava a Madrugada tínhamos o serviço todo emperrado pela falta de confirmação dos Grupos.
Nós os Operadores Criptos fazíamos todos Parte da CHERET, e foi muito bom ter passado por esta Especialidade porque acho que nos deu um Grande Sentido de Responsabilidade e a Grande Percepção de compreendermos quem estava em APUROS TERRÍVEIS entre a Vida ou Morte, e que uma ajuda Rápida nossa contribuiria para o Salvamento de muitas vidas e muitas vezes dependendo da nossa astucia Enérgica e solidariedade com os nossos Camaradas em situações diversas de perigo. Meu contacto 914746311/ Maia

Responder

—————

Data: 01-03-2017

De: Jorge Manuel Maia Neves

Assunto: Pedir contactos

Pertenci ao 3º turno de 68. Há por aí alguns companheiros. O Curval, Isidoro e outros.
Abraço para todos

Responder

—————

Data: 18-02-2017

De: Victor Centúrio Almeida

Assunto: Encontro Op. Criptos em Rio Maior

Carìssimos ex-combatentes:

Que me dizem, programar um encontro de operadores de Cripto, de todas as idades em Rio Maior, para um grande almoço?
O meu Contacto: Victor Centúrio Almeida --telm:927 394 092 - Clip Almeida (facebook); Avª Paulo VI, Lote 74- Nr. 28-4º Dº 2040-325 Rio Maior

Peço divulgação pública em todos os sectores da sociedade portuguesa.

Responder

—————

Data: 23-07-2017

De: 1ºCabo Op.Cripto Rijo

Assunto: Re:Encontro Op. Criptos em Rio Maior

Data: 11-07-2017

De: 1ºCabo Op.Cripto Rijo

Assunto: Re:Cripto
Viajei para Luanda no dia, ou melhor, na noite de 01Junho74, tirei o Curso de Reciclagem no RT em Luanda, estive nos Adidos (que era uma miséria) acabei por ir de avião às minhas custas (600 escudos) portanto terei chegado a Carmona por voltas de fins de Junho74.
- Será que fui eu que te fui substituir ?..... Quando lá cheguei estava também lá o Rocha, o outro não me lembro.
óscarpapácharlie Rijo 3ºT.73



Responder

—————

Data: 24-12-2016

De: João Manuel Coelho da Silva

Assunto: Pedido e adesão ao grupo


Caro Mena Gomes,

Gostaria de futuro ser contactado ( 962558573) para eventuais eventos de convívio do grupo,Estive no RAL 4 e fui escriturário , mobilizado para Angola ( Nóqui ) incorporado no BART 2882 Capicua . Sem mais de momento aguardo. Abraço.

Nota - Já agora.... tenho um amigo e ex-colega do Ex-BNU de nome Mena Gomes, diz-te alguma coisa ?????? Abraço.

Responder

—————

Data: 15-01-2016

De: Domingos Simões

Assunto: Op.Criptos

Companheiros, Sou do 4º turno de 69, estive no BRT de Abril a Junho de 70. Tenho alguns contactos de op.criptos que estiveram comigo no B.Cac 2925 em Angola, e terei todo o gosto em lhes enviar o URL deste site.
Abraço para todos
djcsimoes@gmail.com

Responder

—————

Data: 20-07-2015

De: Sérgio Ferreira

Assunto: BRT-Junho 1967

Caros Camaradas,
Por acaso anda por aí pessoal deste curso? RAL 1967- EME- LISBOA-R.M.A. GRAFANIL
Um abraço para toda a família op. cripto.
Sérgio Ferreira - Viseu
917613344

Responder

—————

Data: 01-06-2015

De: António Costa

Assunto: A honrra de termos sido CRIPTOS

Jui este ano pela primeira vez ao almoço de confraternização dos CRIPTOS. Foi muito interessante conversar com pessoas com a mesma formação militar, mas com muitas vivências, o que é muito enriquecedor.
Naqueles tempos tramados, em que a juventude se batia por uma abstração, a guerra do pessoal da Trafaria era concreta: fazer o melhor para não prejudicar os camaradas do teatro de operações. Tiveram confiança em nós, e a maioria absoluta de nós deu provas que podiam confiar. Terem-nos escolhido, foi só por si uma honra de que nos devemos orgulhar.
Penso que o nosso movimento de convívio devia crescer! Certamente muita gente tem contatos de colegas e há os ficheiros que vieram do BRT, creio que para o CISMIL.
Um grande abraço fraterno a todos!

António Costa

Responder

—————





Contacto

Criptos1968

Algés


917802385


Questionário

Quem gostou do nosso site?

Sim (277)
7%

Está incompleto (3.590)
93%

Total de votos: 3867